Militec no cambio AT

Dúvidas sobre a mecânica da Honda, dicas de peças, serviços e tudo dobre os nossos motores.

Re: Militec no cambio AT

Mensagempor JMSC » 02 Abr 2015, 17:37

Esta é minha opinião pessoal, sou totalmente contra colocar quaisquer aditivo no cambio automático, é um componente muito caro para se fazer testes nele! So uso fluido recomendado pelo fabricante!! Num motor pode ser que melhore seu desempenho pela diminuição dos atritos, porem no cambio automático pode fazer um efeito contrario, fazendo patinar o arrastre do carro e com isso danificar o cambio!Tenham certeza absoluta que se fosse bom, as montadoras o recomendariam. Abraços
JMSC
Hero Member
Hero Member

Mensagempor diretoria » 02 Abr 2015, 19:38

Caro Dr. Roberto & demais Amigos, muito obrigado pelos ótimos esclarecimentos.
Quanto à dissipação de potência no powertrain, no meu caso, o motor V8 6.2 tem 406 cv declarados pela fábrica
submetidas várias unidades aos dinos de rolos, resultam, em média, 388 whp (nas rodas).
Das duas uma : ou o motor tem potência superior a declarada pela fábrica ou tem perda por atrito e pressão abaixo da média.
Não medi a potência após ter adicionado Militec-1 mas com certeza, o motor ficou mais silencioso e econômico.
A temperatura do radiador também sofreu redução como se tivesse operando com menor carga.
Também tenho uma moto de 4 cilindros que talvez por girar muito mais cortando em quase 14.000 rpm, apresentou ganho de potência, bem perceptível.
Penso utilizar o Militec na corrente de transmissão da moto devido os O'Rings mas fico na dúvida de como aplicar corretamente já que para tal é recomendado observar a faixa de 40 a 60 graus Celsios.
Se houver possibilidade de esclarecer, desde já, receba os meus melhores agradecimentos.
Abraço!
diretoria
Hero Member
Hero Member

Mensagempor nanicc » 18 Ago 2015, 18:42

Confrades...hj tomei coragem e adicionei o MILITEC 1 no câmbio. Utilizei 90 ml no total pois não sei exatamente a quantidade do óleo na caixa(uns falam 7,4l outros 8 l. Parece que o carro está mais solto no trecho urbano...foi a primeira impressão! Cabe ressaltar que fiz a troca total do óleo na semana passada, na garagem mesmo. Modelo: Civic 12/12 LXL 1.8 AT. Um abraço
New Civic LXL 12/12
nanicc
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Berts » 18 Ago 2015, 19:17

nanicc escreveu:Confrades...hj tomei coragem e adicionei o MILITEC 1 no câmbio. Utilizei 90 ml no total pois não sei exatamente a quantidade do óleo na caixa(uns falam 7,4l outros 8 l. Parece que o carro está mais solto no trecho urbano...foi a primeira impressão! Cabe ressaltar que fiz a troca total do óleo na semana passada, na garagem mesmo. Modelo: Civic 12/12 LXL 1.8 AT. Um abraço

também achei que ficou bom, são 5,9l no cambio at e se usa 30ml de militec por litro, mas também coloquei menos no meu, na próxima troca vou colocar a medida.
Jetta 2.0 TSI Highline 2016
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor nanicc » 26 Ago 2015, 17:14

Berts escreveu:
nanicc escreveu:Confrades...hj tomei coragem e adicionei o MILITEC 1 no câmbio. Utilizei 90 ml no total pois não sei exatamente a quantidade do óleo na caixa(uns falam 7,4l outros 8 l. Parece que o carro está mais solto no trecho urbano...foi a primeira impressão! Cabe ressaltar que fiz a troca total do óleo na semana passada, na garagem mesmo. Modelo: Civic 12/12 LXL 1.8 AT. Um abraço

também achei que ficou bom, são 5,9l no cambio at e se usa 30ml de militec por litro, mas também coloquei menos no meu, na próxima troca vou colocar a medida.

Completei os 15 ml/l que faltavam...o carro continua andando (kkkkkk). A impressão é que o carro esta levemente mais "liso"(??????) nas trocas de marcha.
New Civic LXL 12/12
nanicc
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Slashz » 26 Ago 2015, 17:25

Eu apliquei no cambio do meu, porém é MT.

Ainda fico com pé atrás porque no caso do MT, os anéis sincronizadores precisam de atrito para frear o eixo/engrenagem para fazer o acoplamento sem arranhões.. Não tive problemas com isso mas já li relato de um proprietário de DS3 que passou a arranhar todas as marchas após a aplicação do Militec.

Já no AT o engrenamento de marchas é dado pelo acoplamento de embreagens, que se assemelham as de motos (combinação de vários discos de atrito e de metal). Neste caso se você deixa o metal mais liso também é de se esperar que haja maior dificuldade no acoplamento da embreagem.

Enfim, teria que fazer um estudo melhor pra entender porque o Militec dá certo em câmbios. Talvez dê certo em câmbios novos/íntegros mas em unidades que já apresentam sintomas de desgaste é possível que ele agrave o problema devido ao que citei acima.
Slashz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Berts » 26 Ago 2015, 17:28

nanicc escreveu:
Berts escreveu:

Completei os 15 ml/l que faltavam...o carro continua andando (kkkkkk). A impressão é que o carro esta levemente mais "liso"(??????) nas trocas de marcha.

também me pareceu rsrsrs.
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor Alexandre Numa » 12 Fev 2016, 18:45

Coloquei 100ml de MILITEC no câmbio e tbm achei Q as trocas ficaram mais suaves, menos trancos... Já tinha usado no pote de outros carros meus e a sensação de que o motor rodasse mais solto sempre me impressionou....este é meu primeiro carro automático e só coloquei no câmbio pq o berts e o nanicc me inspiraram .... rsrsrs
Valeu galera!
*NC EXS 2008*
Corolla XEI MT
Corsa 1.8 Flexpower
C3 1.4 Flex
Gol 1.0 16v
Celta 1.4 Energy
Kadett 2.0 GLS
Alexandre Numa
Full Member
Full Member

Mensagempor Berts » 12 Fev 2016, 22:11

Alexandre Numa escreveu:Coloquei 100ml de MILITEC no câmbio e tbm achei Q as trocas ficaram mais suaves, menos trancos... Já tinha usado no pote de outros carros meus e a sensação de que o motor rodasse mais solto sempre me impressionou....este é meu primeiro carro automático e só coloquei no câmbio pq o berts e o nanicc me inspiraram .... rsrsrs
Valeu galera!

Vou fazer uma troca agora e vou colocar militec novamente, também achei o cambio mais suave. Abraço
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor marco82silva13 » 29 Fev 2016, 11:32

tenho um EXS 2008 e apliquei militec no cambio, motor e ar condicionado.

recomendo muito... principalmente no AC... o barulho do ar armando e desarmando diminui consideravelmente.

na caixa percebi que o tranco entre D -> R diminui e as trocas ficam mais suaves.
Polo Sportline - 2009 / 2010
Palio Fire - 2007 / 2007
Uno Fire - 2005 / 2005
marco82silva13
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor plateau » 29 Fev 2016, 20:11

marco82silva13 escreveu:tenho um EXS 2008 e apliquei militec no cambio, motor e ar condicionado.

recomendo muito... principalmente no AC... o barulho do ar armando e desarmando diminui consideravelmente.

na caixa percebi que o tranco entre D -> R diminui e as trocas ficam mais suaves.

Quanto você colocou em cada um? Estou planejando colocar no motor e na bomba do A/C do meu EX 2006 1.7.

Será que alguém aqui já colocou na D/H?

Você comprou onde aqui em BH?

Abraço.
plateau
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Berts » 29 Fev 2016, 21:16

já coloquei na DH, não notei diferença, talvez por que não tinha nada de errado, inclusive o óleo ainda esta bem claro.
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor marco82silva13 » 20 Mai 2016, 11:57

plateau escreveu:
marco82silva13 escreveu:tenho um EXS 2008 e apliquei militec no cambio, motor e ar condicionado.

Quanto você colocou em cada um? Estou planejando colocar no motor e na bomba do A/C do meu EX 2006 1.7.

Será que alguém aqui já colocou na D/H?

Você comprou onde aqui em BH?

Abraço.

amigo, desculpe a demora no retorno... como o forum nao alerta qdo tem mensagens nao percebi seu comentário.

DH - um frasco
CAMBIO - um frasco
AR - 15ml

recomendo deixar um pouco do que vai aplicar no motor pra n comprar 3 frascos e deixar ele parado por muito tempo.

a seringa pra aplicar o do AR tem limite de conteudo e nao passa de 15ML.

comprei e apliquei aqui em BH msm com um amigo.
Polo Sportline - 2009 / 2010
Palio Fire - 2007 / 2007
Uno Fire - 2005 / 2005
marco82silva13
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor lucas@ssis » 17 Mai 2017, 17:15

Cada um faz o que achar correto....
Mas sou mecânico e aos sábados ajudo um amigo que tem uma oficina especializada em câmbio automático. E posso dizer com certeza que quem colocou militec no câmbio automático, terá problemas futuros.
Explicações:
O militec vai aderir na pista da fita lockup, e quando ele for acionado se estiverem dirigindo só apoiando o pé no acelerador, vão perceber um trepidar. Esse acionamento ocorre em todas as marchas (nos veículos mais modernos e nos mais antigos só na última marcha), quando mantemos a velocidade constante. E infelizmente para resolver o problema, só abrindo o conversor de torque e lixando a pista do lockup.
O câmbio manual, utiliza anéis sincronizadores que necessitam do atrito para frear as engrenagens das marchas, para o perfeito engate. Ai você coloca militec para reduzir o atrito, e o que irá acontecer com o passar do tempo? As marchas começam a arranhar e você leva no mecânico e o mesmo vai dizer:
Tem que trocar os sincronizadores da caixa, correto ? Correto porra nenhuma, tem que abrir a caixa e lavar todas as peças para remover o militec.

Eu uso o militec no motor e no ar condicionado, agora no câmbio, seja manual ou automático é dar um tiro no próprio pé.
Atualmente rodando de:
New Civic LXL (2010) e Fox Rock in Rio (2015).
Ex- Saveiro 1.6 (2014).
Ex- Marea HLX (integrante do estado islâmico kkk) (2003).
Ex- Tempra HLX (1997).
lucas@ssis
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor lucas@ssis » 17 Mai 2017, 17:21

diretoria escreveu:Caro Dr. Roberto & demais Amigos, muito obrigado pelos ótimos esclarecimentos.
Quanto à dissipação de potência no powertrain, no meu caso, o motor V8 6.2 tem 406 cv declarados pela fábrica
submetidas várias unidades aos dinos de rolos, resultam, em média, 388 whp (nas rodas).
Das duas uma : ou o motor tem potência superior a declarada pela fábrica ou tem perda por atrito e pressão abaixo da média.
Não medi a potência após ter adicionado Militec-1 mas com certeza, o motor ficou mais silencioso e econômico.
A temperatura do radiador também sofreu redução como se tivesse operando com menor carga.
Também tenho uma moto de 4 cilindros que talvez por girar muito mais cortando em quase 14.000 rpm, apresentou ganho de potência, bem perceptível.
Penso utilizar o Militec na corrente de transmissão da moto devido os O'Rings mas fico na dúvida de como aplicar corretamente já que para tal é recomendado observar a faixa de 40 a 60 graus Celsios.
Se houver possibilidade de esclarecer, desde já, receba os meus melhores agradecimentos.
Abraço!

Caro amigo, todos os carros tem essa perda de potência declarada pela real. Por que?
Tem a transmisão, com suas reduções que fazem essa perda aparecer, quando usamos um dinamômetro de bancada conseguimos a potência declarada ou próximo a ela.
Quando você puder, leve o seu carro no dinamômetro e meça a potência em cada marcha, verá as diferenças assustadoras....
Já na corrente, você pode aplicar logo após rodar, a corrente durante o funcionamento pode chegar à 70 graus...... Feito a aplicação rode mais alguns km e veja se resultou no esperado.
Atualmente rodando de:
New Civic LXL (2010) e Fox Rock in Rio (2015).
Ex- Saveiro 1.6 (2014).
Ex- Marea HLX (integrante do estado islâmico kkk) (2003).
Ex- Tempra HLX (1997).
lucas@ssis
Jr. Member
Jr. Member

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica