Novo óleo Honda 0w20

Dúvidas sobre a mecânica da Honda, dicas de peças, serviços e tudo dobre os nossos motores.

Re: Novo óleo Honda 0w20

Mensagempor Skyzytuz » 15 Fev 2015, 17:39

treinabilidade escreveu:Curioso um óleo 100% sintético ter uma performance inferior, na prática, a um óleo misto (blended, mistura de mineral e sintético, chamado de 'semi-sintético' por razões comerciais). Mas é isso, o uso prático pode revelar surpresas! A mensagem principal é não usar óleo mineral (puro), respeitar os limites de viscosidade recomendados e trocar óleo+filtro com a quilometragem indicada (urbanóides, cada 5k). Condições de "corrida", a realidade é outra. Recomendo este site: http://www.bobistheoilguy.com/motor-oil-101/

Perfeito, só com uma ressalva a respeito do uso de mineral puro, pois o meu Civic rodou 260 mil sob meu pé de chumbo ;D só com mineral e o motor estava bem limpo, assim como o Accord rodou 80 mil e estava limpíssimo. A minha conclusão foi que, trocando sempre na km "urbanóide", mesmo o mineral (de boa qualidade e especificação corretas, claro) dá bons resultados.

Mesmo assim, NÃO vejo motivos hoje em dia para usar mineral, pois sabemos que os sintéticos e semi são superiores em tudo (pelo menos teoricamente) e os preços hoje em dia não são mais tão maiores que os minerais topo de linha.

Mas bizarro mesmo foi a Honda recomendar até 2012 no Brasil SOMENTE óleo mineral e praticamente condenar o uso de sintéticos e semi, por puras razões mercadológicas, grande patifaria NMHO... >:(

Este site http://www.bobistheoilguy.com/motor-oil-101/ é uma recomendação excelente, eu o descobri há cerca de um ano e aprendi MUITA coisa!
Consciência Limpa é Sintoma de Má Memória
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Skyzytuz » 15 Fev 2015, 17:56

birk escreveu:Bah, Taturana, logo que a Honda passou a usar o 0w20, sempre se discutiu aqui no forum se ele era um SL ou SM, já que não tinha a informação na embalagem. Pra mim era certo que era SM. Com essa sua informação, passarei a usar ele a partir de agora. Valeu pela dica!

Tá aí uma das decisões da dona Honda que não dá pra entender... Pq omitir essa informação da embalagem? Só pra irritar e confundir??? ???
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor treinabilidade » 16 Fev 2015, 12:43

Skyzytuz,

Fiquei pensando nos BMW e Subaro com borra, mesmo usando Mobil1, enquanto tomava banho (rápido!)
Lembrei da água. Mesmo carros a "gasolina" no Brasil produzem água na combustão; nossa "gasolina" contém agora 27% de álcool anidro, e mesmo o anidro produz água na combustão (3 moléculas de H2O para cada 2 de CO2). Será que carros monocombustível suportam a nossa "gasolina"? Será mesmo problema do óleo? Só especulação, mas para mim fez sentido.
Cada vez mais me convenço que para 'guentar a porcaria que colocamos em nossos tanques, só mesmo carro "flex".

Abç!
Treinabilidade
EXR 13/14
S. Paulo/SP
treinabilidade
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Skyzytuz » 16 Fev 2015, 14:43

treinabilidade escreveu:Skyzytuz,

Fiquei pensando nos BMW e Subaro com borra, mesmo usando Mobil1, enquanto tomava banho (rápido!)
Lembrei da água. Mesmo carros a "gasolina" no Brasil produzem água na combustão; nossa "gasolina" contém agora 27% de álcool anidro, e mesmo o anidro produz água na combustão (3 moléculas de H2O para cada 2 de CO2). Será que carros monocombustível suportam a nossa "gasolina"? Será mesmo problema do óleo? Só especulação, mas para mim fez sentido.
Cada vez mais me convenço que para 'guentar a porcaria que colocamos em nossos tanques, só mesmo carro "flex".
Abç!

Mas considere o seguinte:

1) Pq então meu Civic monocombustível com 260 mil kms não tem nada de borra?

2) Pq meu Accord monocombustível com 99 mil kms não tem nada de borra?

3) Nos EUA e vários países da Europa também adicionam 5 a 25% de álcool na gasolina, essa história de que a gasolina dele é pura é mito.

4) Pq ele afirmou que só notou borra em BMW e Subaru cujos donos usavam Mobil 1?
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor treinabilidade » 16 Fev 2015, 19:20

Sim, são pontos a considerar, especialmente o desempenho de seus carros (parabéns!) e fato de só os BMW e Subaru c Mobil 1 terem formado borra. Qto ao teor de álcool anidro na gasolina, os números são bem mais conservadores que os q vc aponta, nos EUA só carros fabricados a partir de 2001 podem usar gasolina "E15" (com 15% de anidro), qq carro pode usar "E10" e somente carros "flex" de lá podem usar percentagens acima de 15%. Na Europa varia muito de pais a país, na União Européia 5% é o usual, com alguns países chegando a 10% de anidro. Lembro que metade dos carros na Europa rodam com diesel. No Japão não faço idéia.
Concordo que outros fatores devem estar envolvidos, mas que a nossa "gasolina" forma mais água na câmara de combustão, isso ela forma!

Abç!
Treinabilidade
EXR 13/14
S. Paulo/SP
treinabilidade
Hero Member
Hero Member

Mensagempor rmar » 17 Fev 2015, 21:50

Skyzytuz escreveu:Levei meu Accord e meu Civic para a revisão e batendo papo com meu mecânico (que é preparador de motores Honda, BMW e Subaru para track-day e provas de arrancada em Interlagos), ele recomendou o uso dos óleos semi-sintéticos Motul 6100 Synergie e Motul 4100 TurboLight (ambos 10W40) para todo e qualquer Honda, com troca para 10 mil kms uso se o uso for predominante em estradas ou 5 mil kms para uso predominante em cidades. Ele está usando este óleo em TODOS os carros que usa em competições bem como nos seus próprios carros e nos carros que ele efetua manutenção na oficina.

Motivos: Após muitos anos preparando e monitorando motores em competições com diferentes óleos (como Mobil 1, Havoline, Castrol Edge, óleo Honda e etc), ele constatou que a saúde (desgaste dos componentes internos) e limpeza (ausência de borra) dos motores foi menor usando este óleo bem como a pressão do óleo e temperatura do motor eram mais estáveis. Como em competição o carro é muito exigido e anda muitos kms em pouco tempo, é muito mais frequente ter a oportunidade de observar este desgaste e depósitos de impurezas pois o motor é aberto com muita frequência (depois de cada prova, na verdade).

Deixando bem claro que ele não recebe qq patrocínio para usar um ou outro óleo, ele paga cada litro de óleo que usa, apenas foi uma constatação após mais de 10 anos testando diferentes óleos.

Portanto, fica a dica de mais uma opção de óleo, inclusive o preço é até menor que a maioria dos óleos sintéticos.

http://www.alfaclassicos.com/oleos/fich ... W40_PT.pdf

Imagem

[img]http://www.autolubricants.ro/thumb.php?
w=600&h=400&action=limit&src=userfiles/produse/89/motul4100turbolight4l.jpg[/img]

Quanto a qualidade dos óleos Motul, não há o que se discutir, todos eles são top e participam da maioria das provas de endurançe europeias e americanas. Um colega meu que já possuiu vários VW(Voyage, Golf e Polo) disse que, depois que descobriu o Motul, só coloca esse 10W-40 deles e nunca teve problemas de lubrificação. Realmente para um uso diário e trocas com 5.000Km, é óleo com sobras.
rmar
Hero Member
Hero Member

Mensagempor rmar » 17 Fev 2015, 21:57

Skyzytuz escreveu:
birk escreveu:Bah, Taturana, logo que a Honda passou a usar o 0w20, sempre se discutiu aqui no forum se ele era um SL ou SM, já que não tinha a informação na embalagem. Pra mim era certo que era SM. Com essa sua informação, passarei a usar ele a partir de agora. Valeu pela dica!

Tá aí uma das decisões da dona Honda que não dá pra entender... Pq omitir essa informação da embalagem? Só pra irritar e confundir??? ???

Quando foi lançado aqui o "óleo Honda" 0w-20, também achei que era SM, lembro que olhei na embalagem recém lançada e era um óleo de fabricação de uma empresa americana(não me lembro que firma era), porem olhando recentemente notei que os lotes mais novos são feitos pela Total lubrificantes, que é francesa agregada a ELF(também produzem bons óleos).
rmar
Hero Member
Hero Member

Mensagempor rmar » 17 Fev 2015, 22:30

Realmente pra quem tem um pé digamos: de chumbo rss... O ideal é o uso de um óleo que garanta a lubrificação nas condições severas de calor extremo e altos giros, por isso que o preparador recomenda o 10W-40, como eu ando em giros moderados, na média de 3 e no máximo 4 a 4.500rpm, então não é o caso de uso de óleos de extrema performance. Sobre o consumo maior de combustível que um colega citou, acho que sim! No meu caso o consumo aumentou, pois eu sempre usava o óleo 10W-30 e passei a usar o 10W-40, ambos semi-sintetico SN, Havoline e o consumo aumentou, caindo de 11 a 12Km/l para 8,5 a 9,5Km/l. Então como não ando em altos regimes não achei o custo beneficio proveitoso. Quanto ao consumo de óleo com o 10W-30 Honda ele baixava muito óleo(1 litro a cada 3000Km ~), com o 10W-30 semi(Havoline, que uso atualmente baixa muito pouco, +ou- 300 a 400ml a cada 5000Km) e com o 10W-40 semi(também Havoline, usei por somente uma troca e baixou somente uns 200ml nos 5000Km).
rmar
Hero Member
Hero Member

Mensagempor diretoria » 17 Fev 2015, 23:56

Berts e demais Amigos,

há muito tempo ouço falar do Militec-1 porém, nunca usei e nem conheço ninguém que o tenha utilizado.
Já usei B12 e outros aditivos ao óleo mas o Militec não é aditivo de óleo.
Resolvi usar no carro que pouco uso ficando às vezes, 10 dias ou mais parado. Está com 6k rodados. Para proteção mesmo.
No carro foram 2 embalagens de 200 ml. Proporção de 60 ml/litro.
Surpreendeu a melhora na 1a. partida, o motor ficou com som diferente (silencioso) e percebi que ficou mais econômico.
Na moto, a princípio estava preocupado pois o mesmo óleo do motor banha também a embreagem. Achava que poderia patinar com a adição desse produto. Mas resolvi usar também.
Na moto que tem 31k rodados, usei uma embalagem de 200 ml.
Os engates das marchas melhoraram muito. O motor literalmente chupa as marchas. Ficou também mais econômica e solta. A temperatura do motor que estava muito alta realmente reduziu.
Rodei pouco mais de 500 km com cada um dos dois depois de ter colocado - dizem que o tratamento (de adsorção às superfícies metálicas em atrito) se completa aos 1.000 km ou seja, vai melhorar ainda mais, suponho.
No carro, o produto foi colocado com o motor quente e em seguida rodei uns 50 km normal, em estrada.
Na moto, com o motor quente, colocado o Militec, ficou trabalhando parada 15 minutos em regime estabilizado de 1.500 rpm sem uso de embreagem.
Não deve ser utilizado com óleo e filtro velhos.
Eu recomendo. Gostei dos resultados que se percebe de cara.
Abraço a todos.
diretoria
Hero Member
Hero Member

Mensagempor EXS 11 » 18 Fev 2015, 18:32

diretoria escreveu:Berts e demais Amigos,

há muito tempo ouço falar do Militec-1 porém, nunca usei e nem conheço ninguém que o tenha utilizado.
Já usei B12 e outros aditivos ao óleo mas o Militec não é aditivo de óleo.
Resolvi usar no carro que pouco uso ficando às vezes, 10 dias ou mais parado. Está com 6k rodados. Para proteção mesmo.
No carro foram 2 embalagens de 200 ml. Proporção de 60 ml/litro.
Surpreendeu a melhora na 1a. partida, o motor ficou com som diferente (silencioso) e percebi que ficou mais econômico.
Na moto, a princípio estava preocupado pois o mesmo óleo do motor banha também a embreagem. Achava que poderia patinar com a adição desse produto. Mas resolvi usar também.
Na moto que tem 31k rodados, usei uma embalagem de 200 ml.
Os engates das marchas melhoraram muito. O motor literalmente chupa as marchas. Ficou também mais econômica e solta. A temperatura do motor que estava muito alta realmente reduziu.
Rodei pouco mais de 500 km com cada um dos dois depois de ter colocado - dizem que o tratamento (de adsorção às superfícies metálicas em atrito) se completa aos 1.000 km ou seja, vai melhorar ainda mais, suponho.
No carro, o produto foi colocado com o motor quente e em seguida rodei uns 50 km normal, em estrada.
Na moto, com o motor quente, colocado o Militec, ficou trabalhando parada 15 minutos em regime estabilizado de 1.500 rpm sem uso de embreagem.
Não deve ser utilizado com óleo e filtro velhos.
Eu recomendo. Gostei dos resultados que se percebe de cara.
Abraço a todos.

Boa, Diretoria!
É bom ter o relato de quem utilizou e percebeu as mudanças. Eu apliquei militec junto ao óleo do motor do meu Civic aos 40 K km e pretendo aplicar novamente na revisão dos 60K km. Se houvesse alguma oficina de boa qualidade que tivesse o mecanismo para aplicar para melhorar o sistema de ar condicionado, também aplicaria.
ImagemImagem
EXS 11
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Berts » 18 Fev 2015, 22:59

Também vou usar, com a indicação do Diretor e o EXS posso usar sem medo rsrsrsrsrs, depois posto minhas impressões.
Jetta 2.0 TSI Highline 2016
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor diretoria » 18 Fev 2015, 23:36

Amigos, ainda não usei mas vou aplicar também na água do radiador (30 ML) para tratamento e proteção da bomba d'água.
diretoria
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Gilberto Benasse » 19 Fev 2015, 09:23

Eu uso o molykote A2 nos 2 hondas. Ele deixa o motor macio, economico e protegido.... cheguei a rodar quase sem óleo quando um retentor estourou e nada mais grave aconteceu. O custo é menor que o militec (acredito que as caracteristicas de ambos seja a mesma).
Já usar no arrefecimento, minha opinião, é que vai dar merda. Ele não foi feito prá resfriar e sim reduzir o atrito de partes metálicas. São quimicas diferentes, mas se quizer fazer isso não deixe de informar o estrago.
Civic EX-AT-2002
New Fit LXL-2009
Gilberto Benasse
Hero Member
Hero Member

Mensagempor 288vm » 19 Fev 2015, 09:23

Na minha ultima troca, adicionei um frasco de militec ao novo óleo 0w20

É como o Diretoria disse
Surpreendeu a melhora na 1a. partida (nunca tive problemas com a primeira partida), o motor ficou com som diferente (silencioso) e percebi que ficou mais econômico.( no meu caso 0,5km/l)
Agora não sei se foi por conta do óleo ou do militec
2008 Honda Accord EX Sedan 4-Door 3.5L V6 GAS SOHC Naturally Aspirated - Oil 0w20 - Podium - Militec - 27mil km

FaceBook:
https://www.facebook.com/hondaaccordbr
288vm
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor 288vm » 19 Fev 2015, 09:27

diretoria escreveu:Amigos, ainda não usei mas vou aplicar também na água do radiador (30 ML) para tratamento e proteção da bomba d'água.

Diretoria, no site deles tem tipo de um forum, exponha sua duvida que eles respondem rapidamente(caso não tenha feito ainda).

Forte Abraço e bem vindo ao forum novamente!
2008 Honda Accord EX Sedan 4-Door 3.5L V6 GAS SOHC Naturally Aspirated - Oil 0w20 - Podium - Militec - 27mil km

FaceBook:
https://www.facebook.com/hondaaccordbr
288vm
Global Moderator
Global Moderator

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica