Motor não liga, de novo o problema.

Dúvidas sobre a mecânica e elétrica do New Civic
Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Motor não liga, de novo o problema.

Mensagem por Bob Pai » 03 Mar 2017, 12:28

Confrades, me desculpem abrir outro tópico mas creio que esse é um assunto interessante a todos.
Bom, resumindo, a Nave deu pau a cerca de uma semana, não ligava de jeito nenhum, pois a bateria estava em curto. Trocada a bateria e nada, não ligou mais, rebocado para oficina e depois de quase um dia inteiro e de 2 scanners, identificado sensor de temperatura da água. Trocado e pimba voltou ao normal.
Masssss, para minha surpresa, desde terça feira o carro não liga mais na primeira partida da manhã, ou fico forçando até ele ligar, isso lá pela 7 ou 8 tentativas, ferrando a bateria ou vou lá na frente e desligo o Sensor de Temperatura da água e o carro pega de primeira.
Voltei no mecânico hoje e para nossa surpresa o scanner só dá o erro do sensor, pois eu desliguei e religuei, e não dá nenhum outro erro.
O carro rende normal, tem torque, tem força e não falha nada nada nada.
Velas, trocadas, bobinas trocadas, bomba de combustível ok, ou seja, é pau na elétrica ou eletrônica, pois descartamos qq avaria mecânica do tipo cabeçote, etc etc, pois o carro anda normal.
Pergunto: Alguém tem uma Luz?
Pois já vamos para meio dia em cima dele e nada.
NOTA: Agora é bater e pegar, e só qdo está frio é que enrosca.
Estou suspeitando dos sensores MAP (vácuo do coletor) e do MAF (fluxo de ar), pois estes em conjunto com NTC (temperatura da água) fazem ou não funcionar a ignição corretamente.

Bob

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

JMSC
Global Moderator
Global Moderator

Re: Motor não liga, de novo o problema.

Mensagem por JMSC » 03 Mar 2017, 14:24

Colocou o Sensor da temperatura original?
Se for paralelo , não funcionam mesmo!!!

Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Berts » 03 Mar 2017, 19:49

pode apostar em problema com o sensor novo, deve estar em garantia, tente a troca por um novo, se não me engano da pra testar esse sensor com um multímetro pra saber se está com defeito.

Jetta 2.0 TSI Highline 2016

Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Bob Pai » 05 Mar 2017, 10:59

JMSC escreveu:Colocou o Sensor da temperatura original?
Sim é original, marca Denso.

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Bob Pai » 05 Mar 2017, 11:03

Berts escreveu:pode apostar em problema com o sensor novo, deve estar em garantia, tente a troca por um novo, se não me engano da pra testar esse sensor com um multímetro pra saber se está com defeito.
Testado, está normal.
O que intriga é que desligando ele o motor parte normal, religo e fica normal, inclusive marca temperatura e aciona a ventoinha no tempo certo. Depois disso é só um tempo até a luz de ir apagar e fica tudo bem, mas no outro dia de manhã não liga de 1° ou 2° só se forçar ou desligar o mesmo.

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

JMSC
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por JMSC » 05 Mar 2017, 12:42

Bob Pai escreveu:
JMSC escreveu:Colocou o Sensor da temperatura original?
Sim é original, marca Denso.
Se comprou em Css. é garantido, se não, muito provável que seja falsificado!!
Se não for Denso mesmo costuma dar problemas.
Muitos confrades relatam esse problema e que desligando ele, pega na hora !!!!! Muito estranho isso...mistério !

Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Berts » 05 Mar 2017, 14:16

pois é, ta muito estranho mesmo, mas ainda acredito que deve ser o sensor, tenta trocar novamente, pode ser que o sensor mande uma informação errada pra central quando o motor está frio, testa ele na temperatura ambiente pra ver se a resistência não está fora do padrão.

Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Bob Pai » 06 Mar 2017, 17:11

Pessoal interessado no resultado.

Por incrível que pareça, depois de um sábado inteiro em cima e da manhã desta segunda, achamos ou pelo menos entendemos qual era o problema

Vamos lá, efetuado todos os testes em todos os sensores possíveis, nada fora de parâmetro ou com problema;
Efetuamos a troca das velas e bobinas por outras que foram emprestadas do outro NC aqui de casa, mas nada, domingo de manhã não funcionou;
Hoje meu mecânico foi mais radical, arrancou a bomba fora e testou novamente, sem problemas, mas qdo estavamos pensando em botar fogo em tudo e deixar o seguro pagar eis que como um esta-lo fomos ver a MALDITA da gasolina do reservatório a frio e qual é nossa surpresa, totalmente deteriorada.
Fizemos a limpeza como manda o figurino e colocamos gasolina Podium, montamos tudo novamente e como o carro estava frio, pois não ligou ontem e nem hoje, a esperado era que também não ligasse depois desse tempo todo e para nossa surpresa, pegou nem de primeira, foi antes até, funcionou redondinho, todos os parâmetros medidos e nada fora.
Andei uns 40 minutos na pauleira e nada de falhar, parece carro zero.
Agora se era essa MALDITA o problema não sabemos, mas que estava totalmente zuada ela estava e devido na partida a frio o injetor jogar esse lixo, o sensor de A/F não sabia se era Alcool ou Gasolina, entrava em modo de segurança e cortava a ignição pra não ligar, e por isso qdo se deligava o Sensor de Temperatura da Água, era enganada a ECU dizendo que estava quente e então liberava a ignição com o combustível do tanque e o motor ligava.
Mas essa falha de A/F não caiu no scanner que tinhamos desde o início, so acusava a do Sentor de Temperatura pois era desligado.
Bom mas mesmo assim, vamos esperar os próximos dias pela manhã para ver o comportamento da Nave, que olha, foi mais mexida que garota nova em puteiro, kkkk

Bob.

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

JMSC
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por JMSC » 06 Mar 2017, 17:55

Então acabou o mistério, se o carro pega desligando o sensor da temperatura é problema na partida a frio!!!
Legal ter comentado a solução, vai servir pra muitos confrades com certeza.
Abç

Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Berts » 06 Mar 2017, 18:10

o meu também logo que comprei estava ruim de pegar mas não era sempre, acontecia uma vez a cada 15 dias + ou -. troquei a gasolina (que estava horrível) por podium e nunca mais tive problema, também foi feita uma atualização de software na css, segundo o consultor era para corrigir esse problema da gasolina envelhecer no reservatório, fazendo então o uso dela mesmo que o carro estivesse abastecido somente com gasolina no tanque principal.

Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Bob Pai » 09 Mar 2017, 16:41

Berts escreveu:o meu também logo que comprei estava ruim de pegar mas não era sempre, acontecia uma vez a cada 15 dias + ou -. troquei a gasolina (que estava horrível) por podium e nunca mais tive problema, também foi feita uma atualização de software na css, segundo o consultor era para corrigir esse problema da gasolina envelhecer no reservatório, fazendo então o uso dela mesmo que o carro estivesse abastecido somente com gasolina no tanque principal.
Então Berts, fui na CSS e questionei isso, os mesmos me informaram que não tem isso não, vc se lembra onde vc fez, e se tem algum código disso.

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Berts » 09 Mar 2017, 17:34

Fiz na honda Satoru aqui em Florianópolis, mas essa css fechou, agora tem a Hit, vou passar lá qualquer dia e questiono sobre essa atualização e te passo a informação, mas o consultor na época me disse que tinha duas atualizações pro meu carro, uma era essa da partida a frio e outra para o cambio at, o que pode acontecer é que essa atualização não seja somente para isso, por isso desconhecem, sei lá kkkkkkk.

Bob Pai
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Bob Pai » 20 Mar 2017, 11:40

Galera, infelizmente voltou o problema, não liga na partida da manhã qdo abastecido com Gasolina, só funciona no Alcool, e para ligar tem que desligar o ECT da temperatura da água.
Já retestamos os sensores e nada, poem alcool vai, na gasolina não vai.
Esta perdendo o mapeamento do combustível.
Estou com um scanner ELM-327 + Torque Pro acoplado 24hs na ECU desde sexta feira para ver o que tem de errado, mas não acusa nada, se desligar qq coisa ele avisa o erro, mas nesse caso não acusa nada.
Bom esta na cara que deve ser uma das Sondas Lambda, pois tem 02, uma pré e outra pós catalizados.
Agora saber qual é, é a meta, pois as 2 custam juntas mais de Mil R$, e trocar no chute não tem como.
Com o scanner da pra ver um monte de parametros, e até agora nada errado.
Estou ficando sem paciência com isso, alguem tem alguma dica.

Bob :-\

Meu
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Esposa
Honda New Civic EXS
1.8 iVtec Flex AT (B)
Ano 2008/2008
Cinza Antracite Metálico

Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Berts » 20 Mar 2017, 12:12

tenta testar com multímetro ou mesmo com o scanner, a sonda pré catalisador tem que oscilar bastante, os valores não lembro exatamente, acho que é entre 0v e 1v, a pós catalisador fica com um valor bem estável.

JMSC
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por JMSC » 20 Mar 2017, 14:51

Não acredito que seja sonda lambda até por que elá só entra em ação depois que esquenta para ajustar na mistura ar/combustível.
Como o carro fica bom depois de pegar isso indica que estão boas as sondas.
Meu carro é só gasolina, eu desligo o sensor da temperatura ele não pega de jeito nenhum!!! Quer dizer que ele tem muito a ver na partida.
Claro que no motor Flex tem mais componentes que atuam na partida.
Se pudesse fazer um teste acho que seria válido, desligar a válvula (Solenoide) da partida a frio!! Se o carro pega é por que esta injetando gasolina na hora que não precisa, afogando o motor. Se pega pode deixar desligada enquanto andar na gasolina.
Acompanhando.........

Responder