Qual o consumo do seu Honda Civic

Dúvidas sobre a mecânica e elétrica do Civic - Sétima Geração

Re: Qual o consumo do seu Honda Civic

Mensagempor thiagodp » 09 Nov 2016, 19:54

helioenioMG escreveu:Vi muita coisa relacionada a consumo nos tópicos aqui, não sei se fica didático abrir outro tópico, então vou postar o que eu tenho feito ultimamente:
Eu venho fazendo pequenas intervenções para aliviar um pouco o consumo.
Como essa última me exigiu quase uma desmontagem completa, vou começar pelo mais fácil...
1. Compre reparos para o bico injetor:
A nossa gasolina destrói as partes mais sensíveis dos bicos como o filtro (vulgo "telinha"), o'rings e o suporte plástico que fica bem abaixo do o'ring inferior. A troca é necessária porque qualquer obstrução vai influenciar na injeção.
Você pode comprar os reparos no ML, mas cuidado, existem 2 tipos de reparos porque nossos civic's possuem essa característica.
- O Civic LX 2004 AT usa esses 2 tipos de reparo:
Anúncio A: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... prelud-_JM. Perceba o tipo de telinha que o seu usa e compare com essa mostrada. OK, você percebeu também que esse kit não contempla o suporte do o'ring, então você precisa desse anúncio:
Anúncio B: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... plc003-_JM. Perceba que esse anúncio possui uma telinha com as abas diferentes do anúncio anterior.
O meu carro (civic LX 2004 AT) usa a telinha com abas largas. O que eu fiz? Pedi para o anunciante B me enviar o reparo contemplando a telinha conforme o anúncio A.
Em resumo: o reparo precisa ter 4 telinhas com abas largas + 8 o'rings (4 superiores, 4 inferiores) + 4 anéis de suporte do o'ring inferior.

2. Limpe o suspiro (ou respiro). O civic LX 2004 não tem válvula EGR (recirculação dos gases de escape), ou seja, menos uma obstrução para voce se preocupar, em compensação, conviva com o fato de estar jogando mais NOx na atmosfera... não sei isso te sensibiliza... enfim: se o respiro tiver obstruído, a pressão do cárter não será aliviada, gerando mais carga para o movimento do virabrequim/bielas, muito menos vai aliviar a pressão de vapor gerada pela temperatura alta do óleo, esse vapor é "filtrado" e reaproveitado infinitamente... ou seja, quanto mais obstrução, menos alívio de carga para o motor funcionar bem.

Por enquanto, de mais importante, é isso. Se não funcionar, precisa de uma atenção especial nas velas, cabos, filtro de ar, sonda lâmbda, etc...

Mano, qual é esse suspiro??
Civic 1.7 LXL VTEC 2005 Automático, desde 10/2011.
thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor thiagodp » 10 Nov 2016, 12:31

thiagodp escreveu:
helioenioMG escreveu:Vi muita coisa relacionada a consumo nos tópicos aqui, não sei se fica didático abrir outro tópico, então vou postar o que eu tenho feito ultimamente:
Eu venho fazendo pequenas intervenções para aliviar um pouco o consumo.
Como essa última me exigiu quase uma desmontagem completa, vou começar pelo mais fácil...
1. Compre reparos para o bico injetor:
A nossa gasolina destrói as partes mais sensíveis dos bicos como o filtro (vulgo "telinha"), o'rings e o suporte plástico que fica bem abaixo do o'ring inferior. A troca é necessária porque qualquer obstrução vai influenciar na injeção.
Você pode comprar os reparos no ML, mas cuidado, existem 2 tipos de reparos porque nossos civic's possuem essa característica.
- O Civic LX 2004 AT usa esses 2 tipos de reparo:
Anúncio A: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... prelud-_JM. Perceba o tipo de telinha que o seu usa e compare com essa mostrada. OK, você percebeu também que esse kit não contempla o suporte do o'ring, então você precisa desse anúncio:
Anúncio B: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... plc003-_JM. Perceba que esse anúncio possui uma telinha com as abas diferentes do anúncio anterior.
O meu carro (civic LX 2004 AT) usa a telinha com abas largas. O que eu fiz? Pedi para o anunciante B me enviar o reparo contemplando a telinha conforme o anúncio A.
Em resumo: o reparo precisa ter 4 telinhas com abas largas + 8 o'rings (4 superiores, 4 inferiores) + 4 anéis de suporte do o'ring inferior.

2. Limpe o suspiro (ou respiro). O civic LX 2004 não tem válvula EGR (recirculação dos gases de escape), ou seja, menos uma obstrução para voce se preocupar, em compensação, conviva com o fato de estar jogando mais NOx na atmosfera... não sei isso te sensibiliza... enfim: se o respiro tiver obstruído, a pressão do cárter não será aliviada, gerando mais carga para o movimento do virabrequim/bielas, muito menos vai aliviar a pressão de vapor gerada pela temperatura alta do óleo, esse vapor é "filtrado" e reaproveitado infinitamente... ou seja, quanto mais obstrução, menos alívio de carga para o motor funcionar bem.

Por enquanto, de mais importante, é isso. Se não funcionar, precisa de uma atenção especial nas velas, cabos, filtro de ar, sonda lâmbda, etc...

Mano, qual é esse suspiro??

Seria a Válvula PCV ? Se for, já limpei a minha... Mas de qualquer forma, pedi uma nova, pois a minha não está vedando 100%
thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor samukaaa » 11 Nov 2016, 00:26

Honda Civic 2001 LX AT 176kkm, motor retificado aos 164kkm.

Consumo Gasolina BR:
Estrada: 11 Km/L

Consumo Gasolina Shell:
Estrada: 13.5 Km/L

Desde que foi retificado utilizo apenas gasolina aditivada.
Seria legal se postassem qual gasolina utilizam, pois sempre que abasteço em posto BR a gasolina some. Já utilizei até gasolina Petrobras Podium e não foi melhor que a Shell V-Power Nitro+. Pelo o que li, essa gasolina da Shell é importada, diferente das demais que são todas feitas pela Petrobras.
Civic 2001 LX AT
samukaaa
Newbie
Newbie

Mensagempor fabianoaguilar » 11 Nov 2016, 07:39

meu 16/16 tava fazendo 11,5km na cidade, agora ta dando 10 a 10,5km
deve ser esta gasolina danada
Civic LXR 2016
fabianoaguilar
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor cbergs » 24 Nov 2016, 13:32

Honda civic 2001 1.7 Lx 146.000km rodados
(pra uma avaliação correta do consumo ainda vou trocar o filtro de ar, reparo da pinça, velas, cabo de velas e mandar fazer a limpeza dos bicos)

abastecendo no shell
estrada: 14/15km/l

na cidade nunca em 5 marcha e na estrada em uma velocidade entre 70 e 100km/h

Imagina só quando ele estiver com a manutenção em dia
cbergs
Newbie
Newbie

Mensagempor thiagodp » 25 Nov 2016, 08:53

cbergs escreveu:Honda civic 2001 1.7 Lx 146.000km rodados
(pra uma avaliação correta do consumo ainda vou trocar o filtro de ar, reparo da pinça, velas, cabo de velas e mandar fazer a limpeza dos bicos)

abastecendo no shell
estrada: 14/15km/l

na cidade nunca em 5 marcha e na estrada em uma velocidade entre 70 e 100km/h

Imagina só quando ele estiver com a manutenção em dia

Gasolina Shell... Comum ou Aditivada?
thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor cbergs » 25 Nov 2016, 12:26

Aditivada sempre, tenho sempre o cuidado de abastecer em postos de qualidade
cbergs
Newbie
Newbie

Mensagempor thiagodp » 25 Nov 2016, 13:27

cbergs escreveu:Aditivada sempre, tenho sempre o cuidado de abastecer em postos de qualidade

Eu coloco SEMPRE no mesmo posto...
Ipiranga "DT Clean", neste posto nem vende gasolina comum.

Civic 2005/2006 LXL 1.7 VTEC Automático, ~125.500km

thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor cbergs » 25 Nov 2016, 18:40

Tem algo de muito errado nesse consumo...como esta a manutenção dele? Limpeza de bicos, roda gira com facilidade no neutro? Filtros como estão? Essa geração do civic é super econômica, leve em um mecânico de qualidade pra resolver esse problema que esta prejudicando o consumo
cbergs
Newbie
Newbie

Mensagempor thiagodp » 25 Nov 2016, 18:56

Eu sei que tem algo errado...
Já tentei muita coisa...
Tenho um tópico de consumo altíssimo...
Resumo:
-filtro de combustível novo;
-filtro de ar novo;
-bicos limpos com reparos novos, testado vasão e estanqueidade;
-válvula PCV nova;
-linha do canister desentupida;
-válvula de purga funcionando normalmente;
-todas rodas soltas;
-dirigindo igual um velhinho;
-gasolina sempre DT Clean;
-troquei as 4 bobinas por novas importadas, mas como não mudou NADA, voltei para as antigas originais;
-pneus sempre calibrados;
-sistema de arrefecimento ok (acredito estar 100%), depois de trocar a junta do cabeçote e plainar cabeçote e bloco;
-regulagem de válvulas 20mm e 25mm (ad/es);

Deve ter outras coisas que não estou lembrando...

Estou com uma sonda nova, mas vou esperar chegar meu scanner pra fazer comparações antes da troca...
Também pensei em trocar a válvula termostática, mas vou aguardar o scanner pra ver se o carro está SEMPRE na faixa, se tiver, não há por que trocar...

Também quero testar a pressão da linha de combustível...
thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor PedrinhoIlha » 26 Nov 2016, 13:32

thiagodp escreveu:Eu sei que tem algo errado...
Já tentei muita coisa...

limpeza de TBI (corpo de borboleta)?

talvez vc devesse mudar de posto e colocar gasolina comum e testar.
esse posto q vc sempre abastece pode estar batizado ou está exagerando no aditivo a ponto de perder eficiência de combustão...
Civic 2011 LXL SE Automático

AJUDE O FÓRUM:
O fórum esta precisando de sua ajuda.
Um c l i q u e , apenas um c l i q u e em qualquer anúncio que você fizer em nosso site vai estar nos ajudando bastante.
PedrinhoIlha
Hero Member
Hero Member

Mensagempor thiagodp » 26 Nov 2016, 18:34

PedrinhoIlha escreveu:
thiagodp escreveu:Eu sei que tem algo errado...
Já tentei muita coisa...

limpeza de TBI (corpo de borboleta)?

talvez vc devesse mudar de posto e colocar gasolina comum e testar.
esse posto q vc sempre abastece pode estar batizado ou está exagerando no aditivo a ponto de perder eficiência de combustão...

Sim, já fiz a limpeza...
Não senti diferença nem com a Podium...
Hoje abri o cabeçote para fazer o respeito e dei uma regulada mas válvulas com mais calma...
Agora só testar...
thiagodp
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor konradpaquay » 10 Jan 2017, 07:06

Não sei como vcs dirigem seus carros, mas creio que sejam todos pé pesados. Tenho um Honda LX 2002 1.7 Cambio mManual a dois anos. E desde que esta comigo a média na estrada é de 17,5 km/l e na cidade no minimo 13,8 km/l.

Creio que muito é de como você dirige. Na estrada até chego a 110 km/h mas na maior parte do tempo fico entre 80 e 95 km/h.

O meu já ta com 209 mil rodados e não diminui o consumo, não fuma, não abaixa água nada.. Em média um tanque roda de 680 a 770 km a gasolina.

Esse papo de 6 km/l ou tão fazendo os caculos errados ou teu carro ta com problema.

Mas uma coisa não entendo. O que faz um cidadão andar a 140 e 160 km/h sabendo que não há rodovias no Brasil que permitam velocidades superiores a 120 km/h. Ou o cara quer morrer ou é idiota. Não vejo outra alternativa. E isso vale pra qualquer carro, tem muito idiota ai que acha que porque tem carro novo pode passar por cima dos outros. A primeira coisa que faço quando quando um cidadão desses vem piscando farol a mais de 1 km de distancia, é diminuir a velocidade e não sair da frente. No máximo fico no limite da rodovia.

Tem muito irresponsável, que não valoriza a vida e consequentemente poe a vida dos outros em risco. >:(
konradpaquay
Newbie
Newbie

Mensagempor Berts » 10 Jan 2017, 12:36

diminuir a velocidade e não deixar passar também não é uma atitude inteligente, melhor repensar, quanto ao consumo, andando abaixo de 100km/h o consumo é muito bom, pois o motor não é exigido, já o consumo urbano não tem como comparar, vai depender do trajeto, aqui em floripa no meu trajeto faço mais de 11km/l com meu Jetta, com o NC era mais ou menos a mesma coisa.
Jetta 2.0 TSI Highline 2016
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor thiagames » 12 Jan 2017, 16:34

konradpaquay escreveu:Não sei como vcs dirigem seus carros, mas creio que sejam todos pé pesados. Tenho um Honda LX 2002 1.7 Cambio mManual a dois anos. E desde que esta comigo a média na estrada é de 17,5 km/l e na cidade no minimo 13,8 km/l.

Creio que muito é de como você dirige. Na estrada até chego a 110 km/h mas na maior parte do tempo fico entre 80 e 95 km/h.

O meu já ta com 209 mil rodados e não diminui o consumo, não fuma, não abaixa água nada.. Em média um tanque roda de 680 a 770 km a gasolina.

Esse papo de 6 km/l ou tão fazendo os caculos errados ou teu carro ta com problema.

Mas uma coisa não entendo. O que faz um cidadão andar a 140 e 160 km/h sabendo que não há rodovias no Brasil que permitam velocidades superiores a 120 km/h. Ou o cara quer morrer ou é idiota. Não vejo outra alternativa. E isso vale pra qualquer carro, tem muito idiota ai que acha que porque tem carro novo pode passar por cima dos outros. A primeira coisa que faço quando quando um cidadão desses vem piscando farol a mais de 1 km de distancia, é diminuir a velocidade e não sair da frente. No máximo fico no limite da rodovia.

Tem muito irresponsável, que não valoriza a vida e consequentemente poe a vida dos outros em risco. >:(

Espero que o meu chegue perto disso depois da troca dos filtros oleo e velas....
thiagames
Newbie
Newbie

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica e Elétrica