DEFEITO RECORRENTE E PRECOCE CÂMBIO AUTOMÁTICO - CIVIC

Dúvidas sobre a mecânica e elétrica do Civic - Sétima Geração
Jusmoura
Newbie
Newbie

DEFEITO RECORRENTE E PRECOCE CÃMBIO AUTOMÁTICO - CIVIC

Mensagem por Jusmoura » 28 Fev 2008, 16:22

Adquiri um Civic LX 2001/02 há mais ou menos 4 meses. Até então o carro vinha correspondendo às minhas expectativas. É económico, confortável e segundo diziam tinha poucos problemas mecânicos.

Contudo, ao chegar aos 80.000 km rodados, começou a dar uns "trancos" na hora de passar da primeira para segunda marcha. Uma semana depois, ao dirigir-me para o trabalho, após rodado cerca de dois kilometros, o carro simplesmente parou. Acelerava no modo drive "D" e simplesmente o carro não saia do lugar.

Tive de chamar o reboque. Interessante é que passado mais ou menos duas horas após o ocorrido, ele voltou a andar, mesmo "patinando" um pouco.

Sem levar em consideração que em Belo Horizonte/MG poucas são as oficinas que trabalham com câmbio automático, encontrei uma onde me explicaram que, recorrentemente, os Civic  vinham dando problemas de intupimento do filtro de câmbio e, consequente, desgaste precoces do disco e outros compenentes do câmbio automático. O conserto nessa oficina ficaria em torno de R$ 1.500,00.

Liguei, então, para concessionária Honda em BH. O diagnóstico foi o mesmo, mas não admitiram que o defeito era anormal e prematuro. Disseram-me que poderia ser por falta de manutenção. O conserto na autorizada ficaria em torno de R$ 8.000,00.

Então, procurando na internet, encontrei uma matéria na revista Quatro Rodas onde tive notícias de que o referido defeito é bem mais frequente do que se imaginava. (http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 2920.shtml)

Diz a reportagem: "O diagnóstico é sempre igual: entupimento do filtro de câmbio. Com isso, não há fluxo do fluído e os pistões responsáveis pelo engate das marchas não funcionam. "Não há pressão alguma, é como uma parada cardiaca", diz Guilherme Santilli, da oficina Câmbio Técnico. O resultado é a perda de tração: acelera-se e o carro não anda."

A revista entrevistou também  um ex-consultor da Honda, que disse: "a montadora não sabe a origem do problema"

Os profissionais consultados pela referida revista dizem que o custo do reparo pode variar entre 3000 a 4000 reais.

Assim, meu carro está parado, visto que, além do alto custo do reparo, que, no entanto, a montadora sequer sabe porque acontece o defeito, demora entre 5 a 7 dias para o carro ficar pronto.

Estou muito triste, pois sempre ouvi dizer que se tratava de um carro resistente e de pouca manutenção.

Esse testemunho serve de alerta a outros proprietários de Honda Civic.

Richard
Jr. Member
Jr. Member

Re: DEFEITO RECORRENTE E PRECOCE CÃMBIO AUTOMÁTICO - CIVIC

Mensagem por Richard » 28 Fev 2008, 18:05

Segundo o cronograma de manutenção da Honda, o fluido da transmissão automática do seu Civic deveria ter sido trocado no mínimo uma vez, ao final de 2005. O proprietário anterior apresentou comprovante de execução deste serviço? Em caso positivo, foi feito em uma concessionária?

Ivan
Newbie
Newbie

Mensagem por Ivan » 05 Mai 2008, 16:16

Tenho um EX automático 2001/2001, também fiz a mesma pesquisa antes de comprar e todos disseram que era um carro de pouca manutenção e tal...  ontem tive o mesmo problema relatado anteriormente, o carro comecou a "patinar" nao sair do lugar, levei na oficina e tomei um baita susto, valor aproximado da brincadeira R$ 6.000,00 e mais de uma semana até ficar pronto ... isso é um absurdo, se eu soubesse que a manutenção desse carro seria tão cara eu nunca o teria comprado. Literalmente comprei gato por lebre.

Shycko
Global Moderator
Global Moderator

Mensagem por Shycko » 05 Mai 2008, 17:51

Ivan escreveu: Tenho um EX automático 2001/2001, também fiz a mesma pesquisa antes de comprar e todos disseram que era um carro de pouca manutenção e tal...  ontem tive o mesmo problema relatado anteriormente, o carro comecou a "patinar" nao sair do lugar, levei na oficina e tomei um baita susto, valor aproximado da brincadeira R$ 6.000,00 e mais de uma semana até ficar pronto ... isso é um absurdo, se eu soubesse que a manutenção desse carro seria tão cara eu nunca o teria comprado. Literalmente comprei gato por lebre.
Amigos

Acho que a reincidência de relatos aqui no site, em adição ao artigo publicado na revista 4Rodas, já poderiam ensejar uma ação judicial de indenização (Danos materiais, eventualmente também acompanhados de danos morais), pois esse tipo de defeito poderia ser enquadrado como uma espécie de "vício oculto" (ou redibitório) do produto. Aquele que não pode ser identificado visualmente ou em uma primeira impressão.

Sugiro consultarem um bom advogado que tenha trânsito na área de direito do consumidor, pois essa alegação da montadora de que a causa do defeito seria uma 'manutenção inadequada' ou 'utilização severa' por parte do cliente, necessita de comprovação técnica e fática (não basta a simples menção). E, para aqueles que têm o manual devidamente carimbado pelas concessionárias, nos períodos corretos, tal justificativa seria facilmente invalidada. Lembrando que seriam simultaneametne solidários para responderem pelos danos, tanto a montadora quanto a concessionária ou agência que vendeu o veículo.

Assim, uma vez que os valores mencionados para o conserto são razoavelmente altos, acho que o assunto mereceria uma tutela judicial para ser resolvido de forma que o ónus final não ficasse integralmente a cargo dos proprietários das unidades avariadas.

[]s

Shycko.

Ivan
Newbie
Newbie

Mensagem por Ivan » 05 Mai 2008, 20:30

Boa idéia Shycko

Já fiz contato com uma advogada que entende do assunto e vou atrás disso, caso mais alguém tenha se sentido lesado e queira tentar recuperar o prejuízo, mande-me um e-mail  mi.zu.ko@hotmail.com que podemos fazer uma ação conjunta, acredito que se juntarmos várias pessoas diferentes com o mesmo problema em comum, a chance de sucesso será muito maior.

Grande abraço,

Ivan

ady
Newbie
Newbie

Mensagem por ady » 05 Mai 2008, 22:37

Peço desculpas pelo meu português, porque não sou brasileiro.
Tem un link interessante sobre este problema nos EUA :
[http://www.carcomplaints.com/Honda/Civi ... lure.shtml]
Tem lá 155 reclamações sobre o fracasso da transmissão [transmission failure].
Vale a pena conferir que Honda Civic 2001 tem sérios problemas de transmissão.

Abraços

Fabio Auro
Newbie
Newbie

Mensagem por Fabio Auro » 15 Mai 2008, 01:01

Ola!

Sou novo no club e novato tambem com Civic. Acabei de comprar Um EX AT 99 com 77000 rodados, e este topico me deixou bastante preocupado. Alguem saberia me dizer se este problema tambem acontece com o Civic 99ó O cambio AT é o mesmo do 01?

Abracos

Fabio Auro

arseitz
Newbie
Newbie

Mensagem por arseitz » 03 Jun 2008, 19:45

Tenho um EX 1999, automático. Comprei o carro com cerca de 82.000 Km. Atualmente está com 125.000 Km rodados e o problema mais grave que tive foi com a trava elétrica da porta do motorista, que insiste em não funcionar pelo controle do alarme, tenho que travar/destravar usando a chave.

Nunca tive qualquer problema com motor ou transmissão. Eu conhecia o antigo proprietário e todas as revisões (a cada 10.000 Km) foram feitas em concessionária Honda, comprovado por carimbo no manual de manutenção. Nunca me preocupei sequer de verificar nível óleo, que é trocado a cada revisão.

Além do carro ser confiável, o segredo da durabilidade é a regularidade das manutenções. Mesmo quem não leva em concessionária deveria fazer as trocas de óleo a cada 10.000 Km e verificação conforme orientado no manual de manutenção (aliás, em qualquer carro).

Já ouvi diversas reclamações dos Civic 2001 e 2002 (transmissão, suspensão, barulhos, etc). Parece que a transição na mudança de geração não foi bem tranqóila...

[]s
arseitz

arseitz
------------------------------
Civic EX 99 AT

Jorge
Full Member
Full Member

Mensagem por Jorge » 16 Jun 2008, 11:24

Olá pessoal
Depois de comprar meu carro(civic ex 2005) vi as broncar deste câmbio. Levei para um mecânico e ele queria abrir a caixa de marchas para trocar o filtro que fica dentro dela, para prevenir o problema. Fui na Honda e eles disseram que só abrem um câmbio aut. se ele estiver com defeito. Então me indicaram outro e este falou que faria uma lavagem na caixa sem abrí-la, é assim: arreia o óleo, coloca querosene, espera 1 hora sem ligar o carro claro, depois arreia o querosene, coloca óleo ap'opriado, depois liga e anda por 5 minutos, depois arreia o óleo e finalmente coloca o óleo Honda. Bom, como meu carro não tinha/tem problema algum na caixa, tá tudo beleza. Vou ficar trocando o óleo da caixa a cada 15.000km para garantir. Todo mundo já sabe que tal defeito é devido ao entupimento do filtro(que nos corolas é externo)devido ao óleo velo/sujo, então não vale a pena arriscar.
Agora vejam quanto me cobraram:
Honda= disse que só trocaria o óleo, não abre a caixa para trocar o filtro.
Primeiro mecânico: 1.400,00 para tirar, abrir, trocar o filtro, fechar e colocar no lugar, mais 350,00 do filtro.
Segundo mecânico: disse que para fazer o que o primeiro mecânico iria fazer cobraria 800,00+ o filtro, mas aconselhou não fazer. E cobrou 270,00 para a tal limpesa e troca do óleo como tudo dele. FOI O QUANTO GASTEI, tomara que fique bom e dure bsatante.
Abraços a todos
Jorge
Recife/PE

zau
Full Member
Full Member

Mensagem por zau » 16 Jun 2008, 11:54

Pessoal, não sei se o cambio foi mudado entre 00 e 01, contudo acredito que possa ter sido sim, isso pq houveram varias mudanças no carro, desde motor e suspensão à acabamento.
Sobre o problema ocorrer nas versões anteriores acredito que não deve ocorrer até pq a fama do "carro tanque" surgiu no primeiro modelo nacional oque causou grande desgaste em 01 quando varios problemas com supensão levaram os proprietários de Civic a questionar este status.

[]'s

ZAU

Yg0r
Sr. Member
Sr. Member

Civic 2004

Mensagem por Yg0r » 08 Ago 2008, 18:20

Alguem sabe se esse problema tem ocorre com civic 2004 modelo 2005 ?! Alguem ja teve problema com modelos mais novos ?!
Estou com medo,pois estou quase comprando um civic 20004-AT.

agnaldomotor
Jr. Member
Jr. Member

Mensagem por agnaldomotor » 02 Out 2008, 11:26

Alguem já teve problema com EX 2005 ATó?

Marcell
Newbie
Newbie

Mensagem por Marcell » 16 Nov 2008, 11:08

Fala galera...
Eu tenho um LX 2000 AT.
Eu estive reparando desde que eu comprei o meu carro até a época que eu troquei o óleo que ele estava dando leves trancos e demorava tanto para passar as marchas quanto para reduzir. Resolvi trocar o fluído da caixa e parece que foi a meelhor coisa que eu fiz, o meu carro virou outro, está reduzindo e passando marchas normalmente e os trancos pararam por completo, agora que criei uma rotina de trocar o fluído a cada 15.000 km. Até para prevenir se trantando de um carro que ja tem 8 anos de vida, e está com 115.000 km. No resto ele nunca me apresentou problemas, só os de desgaste naturais, pastilha de freio, disco, e amortecedores.

Civic LX 2003 - 1.7 16v MT
Ex-Civic LX 2000 - 1.6 16v AT

Frank
Jr. Member
Jr. Member

Mensagem por Frank » 18 Nov 2008, 10:47

Alguém sabe dizer se esse defeito continua nos LX 2006 AT?

Abs
Thiago

mjeovani
Newbie
Newbie

Mensagem por mjeovani » 10 Dez 2008, 21:56

Fala aí galera!
Este "club" tá meio caidão né?! Ninguém fala mais nada... bom vamos lá...
Tenho um Civic 01/02 AT e gostaria de compartilhar com vocês uma situação desagradável que estou enfrentando no momento. O veículo não traciona! Motivo: entupimento do Filtro de óleo localizado dentro da caixa de câmbio. Entope o filtro, (que reconhecidamente é muito pequeno), não passa o óleo, consequentemente não há pressão/tração. Até aí parece uma explicação um tanto razoável e dinâmica.
O problema está no conserto. Em São Paulo Capital o preço é padrão (tipo cartel sabe?!) = R$3.000,00. O veículo está na oficina e eu estou aqui estudando um jeito de arrumar esta grana. Eu sempre troquei o óleo do câmbio a cada 30Mil km e o óleo é quele adquirido em concessionária. A questão é que o projeto do carro não é dos melhores não. Além desse recorrente problema ele também tem aquele outro velho problema de caixa de direção. Estou um pouco decepcionado com a viatura. Acho que vou vender e comprar um carro zero mais simples mas que não me traga surpresas como essa. O Civic é um belo carro mas para quem tem grana pra comprar o New.
Um grande abraço a todos! Fui

Responder