Novo óleo Honda 0w20

Dúvidas sobre a mecânica da Honda, dicas de peças, serviços e tudo dobre os nossos motores.

Re: Novo óleo Honda 0w20

Mensagempor Hoffmann-Vitória » 20 Fev 2015, 06:52

Usei Militec durante 5 anos no tempra e realmente sentia a primeira partida mais suave, nos civic 2005 já uso desde que comprei e no NC 2008 já coloquei na troca de óleo.
Imagem Imagem Imagem

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Voltaire

Minha Garagem:
CR-V 2009
New Civic EXS AT 2010
Focus GLX MT 2011
Hoffmann-Vitória
Hero Member
Hero Member

Mensagempor diretoria » 20 Fev 2015, 10:45

288VM, Berts e denais Amigos - de fato, comenta-se que a adição desse produto pode causar danos prematuros às borrachas e outros materiais. O fabricante entretanto, afirma que não há problema. Estava pensando no diferencial mas com deslizamento limitado pode dar problema ou não ? Abraço.
diretoria
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Skyzytuz » 22 Fev 2015, 10:11

rmar escreveu:Realmente pra quem tem um pé digamos: de chumbo rss... O ideal é o uso de um óleo que garanta a lubrificação nas condições severas de calor extremo e altos giros, por isso que o preparador recomenda o 10W-40, como eu ando em giros moderados, na média de 3 e no máximo 4 a 4.500rpm, então não é o caso de uso de óleos de extrema performance.

Correto. Contudo, achei boa norma adotar pois este óleo é praticamente o mesmo preço dos sintéticos e semi-sintéticos que vendem por aí (ou até mais barato que os Mobil 1 e outros).

E eu realmente sempre soquei a bota ;D no meu Civic pois meu modelo tem motor 1.5 com apenas 102cv e por um bom tempo eu pegava muita subida em estradas, incluindo longas subidas de serra, pra fazer o bichinho render, tem que ter pé pesado mesmo. Tudo bem que ele é uns 200kg mais leve que o Civic atual, mas mesmo assim, as vezes faltava um pouco mais de força.

Na verdade, eu nem sou de correr ( geralmente não passo muito dos 120-130 km/h, exceto em condições excelentes de perfeita segurança) mas acelerar eu gosto bastante (são coisas diferentes, heheh ;D ) e tecnicamente, aceleração rápida exige muito mais do motor do que alta velocidade constante. E eu simplesmente socava o pé no fundo sem dó (acelerador 100%) para provocar quick down e esticar as marchas ao máximo até chegar na velocidade de "cruzeiro". Para piorar, as estradas que eu pegava tinham muitas curvas onde era necessário reduzir e portanto, o processo de retomada rápida de velocidade era repetido centenas de vezes.

De fato, eu às vezes pensava que o motor do carro ia explodir um dia, hehehe ;D ;D ;D , mas eu tinha meus cuidados, como: NUNCA acelerar o carro frio, SEMPRE trocar óleo a cada 5 mil kms no máximo (as vezes trocava com 3 ou 4 mil kms!), usar fluido refrigerante genuíno da Honda e etc. Acho que ter rodado 260 mil kms e durado mais de 20 anos sendo sob meu pé de chumbo é um testemunho da qualidade desses motores Honda e da importância da manutenção preventiva, especialmente as trocas de óleo.

Ah, meu mecânico tb falou que o câmbio AT ajuda a preservar a saúde do motor pois afinal de contas não tem como errar marcha ou deixar a RPM subir demais, mesmo socando o pé o gerenciador eletrônico deixa tudo dentro de limites seguros.

Já no caso do Accord V6, a potência e torque são tão monstruosos que ocorre o contrário: Eu ando sempre "na casquinha" do acelerador... Se der a lógica, esse motor vai durar mais de 500 mil kms brincando... Aliás, é comum nos EUA esses carros andarem 300 mil milhas (480 mi) sem mexer em motor.

Quanto ao consumo de óleo com o 10W-30 Honda ele baixava muito óleo(1 litro a cada 3000Km ~), com o 10W-30 semi(Havoline, que uso atualmente baixa muito pouco, +ou- 300 a 400ml a cada 5000Km) e com o 10W-40 semi(também Havoline, usei por somente uma troca e baixou somente uns 200ml nos 5000Km).

A mesma coisa aqui... No Accord o original 10W30 mineral da Honda baixava muito!!! Troquei para sintético 5W30 Shell e depois 0W20 Honda e não baixa quase nada. Vamos ver agora com esse Motul 10W40 semi.
Consciência Limpa é Sintoma de Má Memória
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor birk » 23 Fev 2015, 12:03

Amigos, uma coisa que me intriga é que na Honda, nas duas vezes que observei, eles colocaram 4 litros de óleo, sendo que no manual consta 3,7 litros (incluindo a troca do o filtro). Hoje fui no posto e coloquei o Lubrax Valora 5W30 API SN e o cara colocou os 3,7 litros recomendados. Como é feita a troca do óleo de vocês? Valeu
birk
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Cool-RJ » 23 Fev 2015, 12:20

Se for o 2012 para frente colocaram a mais então, no caso do 1.8.

No 2.0 deve entrar um pouco mais, não sei dizer.

No meu eu sempre levo o que sobra para completar qdo preciso.
Cool-RJ
Full Member
Full Member

Mensagempor samueldc » 23 Fev 2015, 15:56

Pessoal,

Tentei na medida do possível ler todos os relatos nas 37 páginas deste tópico e, salvo engano, acho que não se chegou a nenhuma conclusão ainda. Então vou apenas postar aqui o meu relato para tentar somar alguma coisa.

Na penúltima revisão que fiz, de 110 mil kms, feita na Plaza Motors W3 Norte aqui em Brasília, me foi dada a opção de escolher continuar com o óleo mineral, ou mudar para o sintético, mais caro. Nem pensei duas vezes, e preferi continuar com o óleo mineral. Meu raciocínio foi como diversos outros aqui: se o manual diz para usar o mineral, então não há o que pensar.

Na última revisão que fiz, de 120 mil kms, feita no mesmo lugar (peguei o carro semana passada), NÃO me foi dada a opção de escolher o óleo e, aqui para nós, nem lembrei de perguntar isso. Já era uma revisão bem cara, então o preço do óleo sintético nem me chamou a atenção (falha minha). Na hora de pegar o carro que fui notar na nota fiscal que estava escrito "sintético". Na hora fiquei nervoso e chamei o consultor para reclamar. Expliquei que da última vez havia sido dada a opção de escolher. Ele me explicou (acho que foi puro papo furado) que o óleo mineral saiu de linha e nem consta mais do catálogo. Disse também que não havia problema em trocar de óleo desde que o antigo fosse "zerado". Engoli a reclamação e sai de lá desconfiado.

No outro dia pela manhã, com o motor frio, fui verificar o óleo. O nível estava no máximo e claramente se tratava do óleo sintético (a diferença de viscosidade é perceptível, basta melar dois dedos e tentar encostar um dedo no outro para ver a diferença). Também abrir a tampa de óleo do motor para ver se havia algum indício de borra, mas estava tudo muito limpo. Na verdade, como foi a revisão de 120 mil, eles desmontaram o cabeçote para fazer a regulagem das válvulas e descarbonização, e também trocaram as velas. Então estava tudo muito limpo, eu perdi o time para avaliar se havia borra ou não. Só estranhei mesmo uma graxa vermelha bem grossa que eles usaram em torno de todo o cabeçote.

Acho que agora só me resta esperar e ver se ocorre algum problema. O fato é que já notei um barulho diferente no motor, como se fosse um estalos metálicos bem rápidos que acompanham o ritmo da rotação. O barulho é bastante perceptível em baixas rotações e com o carro em ponto morto, mas dá para ouvir com ele rodando também. Agora é ficar de olho nesse barulho, e também acompanhar o nível do óleo, consumo e a temperatura.

Se alguém tiver alguma orientação, agradeço.
samueldc
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Skyzytuz » 23 Fev 2015, 16:51

samueldc escreveu:Pessoal,

Tentei na medida do possível ler todos os relatos nas 37 páginas deste tópico e, salvo engano, acho que não se chegou a nenhuma conclusão ainda. Então vou apenas postar aqui o meu relato para tentar somar alguma coisa.

Na penúltima revisão que fiz, de 110 mil kms, feita na Plaza Motors W3 Norte aqui em Brasília, me foi dada a opção de escolher continuar com o óleo mineral, ou mudar para o sintético, mais caro. Nem pensei duas vezes, e preferi continuar com o óleo mineral. Meu raciocínio foi como diversos outros aqui: se o manual diz para usar o mineral, então não há o que pensar.

Na última revisão que fiz, de 120 mil kms, feita no mesmo lugar (peguei o carro semana passada), NÃO me foi dada a opção de escolher o óleo e, aqui para nós, nem lembrei de perguntar isso. Já era uma revisão bem cara, então o preço do óleo sintético nem me chamou a atenção (falha minha). Na hora de pegar o carro que fui notar na nota fiscal que estava escrito "sintético". Na hora fiquei nervoso e chamei o consultor para reclamar. Expliquei que da última vez havia sido dada a opção de escolher. Ele me explicou (acho que foi puro papo furado) que o óleo mineral saiu de linha e nem consta mais do catálogo. Disse também que não havia problema em trocar de óleo desde que o antigo fosse "zerado". Engoli a reclamação e sai de lá desconfiado.

No outro dia pela manhã, com o motor frio, fui verificar o óleo. O nível estava no máximo e claramente se tratava do óleo sintético (a diferença de viscosidade é perceptível, basta melar dois dedos e tentar encostar um dedo no outro para ver a diferença). Também abrir a tampa de óleo do motor para ver se havia algum indício de borra, mas estava tudo muito limpo. Na verdade, como foi a revisão de 120 mil, eles desmontaram o cabeçote para fazer a regulagem das válvulas e descarbonização, e também trocaram as velas. Então estava tudo muito limpo, eu perdi o time para avaliar se havia borra ou não. Só estranhei mesmo uma graxa vermelha bem grossa que eles usaram em torno de todo o cabeçote.

Acho que agora só me resta esperar e ver se ocorre algum problema. O fato é que já notei um barulho diferente no motor, como se fosse um estalos metálicos bem rápidos que acompanham o ritmo da rotação. O barulho é bastante perceptível em baixas rotações e com o carro em ponto morto, mas dá para ouvir com ele rodando também. Agora é ficar de olho nesse barulho, e também acompanhar o nível do óleo, consumo e a temperatura.

Se alguém tiver alguma orientação, agradeço.

Vamos lá:

- Realmente o mineral saiu de linha e a senhora Honda, que sempre disse no manual para usar mineral (isso no Brasil, lá fora desde 2001 é semi ou sintético), agora diz que é pra usar sintético. Coisa que de fato confundiu muita gente.

- Se vc sempre trocou óleo certinho, não é pra ter borra nenhuma mesmo, não interessa se vc usou mineral ou sintético. Meu Civic 1993 com 260 mil kms não tem nada de borra e meu Accord agora com 98 mil tb não.

- Não tem problema trocar mineral pra sintético se o motor está em boas condições. Meu Accord até os 80 mil kms só bebeu mineral e nos últimos 20 mil kms só bebeu sintético. Absolutamente nenhum problema.

- Quando eu usava mineral 10W30 no Accord, o óleo baixava mais de 1 litro a cada 5 mil kms. Com sintético 5W30 ou 0W20, não baixa quase nada, se for uns 200 ml é muito.

- Na prática, chegou-se sim a uma conclusão: Pode-se pode usar óleo mineral, semi ou sintético de boa qualidade com API SL ou mais moderno (SM ou SN prefencialmente) e viscosidade xWy, onde x = 0 até 10 e y de 20 até 40. Exemplo: 0W20, 0W40, 5W30, 10W40 e etc. (OBS: x até poderia ser 15 ou 20 para o nosso clima mas hoje em dia quase todos os melhores óleos já são x <= 10)

- Eu recomendo sintético pois baixa menos óleo e são mais resistentes a degradação e contaminação. Mas lembrando de novo que meu Civic rodou 260 mil kms só com mineral (Já usei 20W40, 15W40 e 10W30) sem problema algum, com trocas a cada 5 mil kms no mãximo.

- O mais importante mesmo é fazer as trocas nas kms certas conforme indicado no manual, lembrando que uso em cidades com muito trânsito cai no "uso severo" com a troca na metade da km indicada pro uso normal (no caso do Civic, normal = 10 mil kms e severo = 5 mil kms)
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor samueldc » 23 Fev 2015, 17:05

Skyzytuz,

Obrigado por compilar essas conclusões. Fiquei mais tranquilo agora.

Só estranhei mesmo até agora o barulho diferente no motor, mas não é nada que chegue a incomodar.

[]s
samueldc
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Skyzytuz » 23 Fev 2015, 17:50

samueldc escreveu:Skyzytuz,

Obrigado por compilar essas conclusões. Fiquei mais tranquilo agora.

Só estranhei mesmo até agora o barulho diferente no motor, mas não é nada que chegue a incomodar.

[]s

Mas não custa nada relatar isso na css. Eu relataria.
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor birk » 23 Fev 2015, 17:59

Cool-RJ escreveu:Se for o 2012 para frente colocaram a mais então, no caso do 1.8.

No 2.0 deve entrar um pouco mais, não sei dizer.

No meu eu sempre levo o que sobra para completar qdo preciso.

Obrigado, Cool-RJ, pela resposta. E me esqueci de relatar que o meu é um LXL 2010, com 55.000KM. Mas acho que é isso mesmo, vou deixar com os 3,7 Litros mesmo e, qualquer coisa, tenho o resto do quarto frasco de reserva. Mas que é estranho na própria concessionária colocarem 4 Litros, é. Cheguei a pensar que fosse alguma manha que só eles soubessem. :o
birk
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor Esequiel Souza » 07 Mar 2015, 20:26

É PESSOAL PELO QUE EU PESQUISEI E NA MINHA OPINIÃO NÃO SERIA O CERTO USAR UM ÓLEO EXTREMAMENTE FINO E QUE FOI FEITO PARA SER USADO EM REGIÕES EXTREMAMENTE FRIAS, NOSSO PAÍS É QUENTE E A TENDENCIA É AQUCER AINDA MAIS ,FAZENDO COM QUE UM ÓLEO DESSA ESPECIFICAÇÃO SEJA CONSUMIDO BEM ANTES DO PREVISTO PELO FABRICANTE PARA PROXIMA TROCA DE ÓLEO.
TALVEZ PARA ATENDER NORMAS DE POLUIÇÃO FAZEM ESSE MARKETING TODO MAIS TODO DIA EU VEJO AQUI NA MINHA CIDADE CAMINHÕES,VANS DE PASSAGEIROS E ÔNIBUS SOLTANDO FUMAÇA PRETA ISSO
NINGUÉM VÊ.

EM SÃO PAULO TEM A CETESB QUE RECEBE DENUNCIA DE VEICULOS QUE ESTÃO VISIVELMENTE SOLTANDO FUMAÇA PRETA, AQUI NO RJ NINGUEM SABE QUAL ORGÃO OU NAO EXISTE FISCALIAÇÃO. >:(

VOU AO TRABALHO DE MOTO TODOS DIAS ,CARRO APENAS PARA FINS DE SEMANA E PASSEIO, E TENHO QUE COLOCAR UMA MASCARA POIS É MUITA FUMAÇA TA IMPOSSIVEL RESPIRAR COM ESSA FUMAÇA PRETA TODA.

ESTOU UTILIZANDO O HAVOLINE 10W30 MINERAL ALGUEM JÁ USOU UM SINTÉTICO OU SEMI-SINTETICO QUE VENHA DAR MAIS CONFIANÇA NO MOTOR QUE NÃO SEJA O 0W20?
Esekiel S Carvalho

Imagem
Esequiel Souza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor Berts » 08 Mar 2015, 01:22

EXS 11 escreveu:
diretoria escreveu:Berts e demais Amigos,

há muito tempo ouço falar do Militec-1 porém, nunca usei e nem conheço ninguém que o tenha utilizado.
Já usei B12 e outros aditivos ao óleo mas o Militec não é aditivo de óleo.
Resolvi usar no carro que pouco uso ficando às vezes, 10 dias ou mais parado. Está com 6k rodados. Para proteção mesmo.
No carro foram 2 embalagens de 200 ml. Proporção de 60 ml/litro.
Surpreendeu a melhora na 1a. partida, o motor ficou com som diferente (silencioso) e percebi que ficou mais econômico.
Na moto, a princípio estava preocupado pois o mesmo óleo do motor banha também a embreagem. Achava que poderia patinar com a adição desse produto. Mas resolvi usar também.
Na moto que tem 31k rodados, usei uma embalagem de 200 ml.
Os engates das marchas melhoraram muito. O motor literalmente chupa as marchas. Ficou também mais econômica e solta. A temperatura do motor que estava muito alta realmente reduziu.
Rodei pouco mais de 500 km com cada um dos dois depois de ter colocado - dizem que o tratamento (de adsorção às superfícies metálicas em atrito) se completa aos 1.000 km ou seja, vai melhorar ainda mais, suponho.
No carro, o produto foi colocado com o motor quente e em seguida rodei uns 50 km normal, em estrada.
Na moto, com o motor quente, colocado o Militec, ficou trabalhando parada 15 minutos em regime estabilizado de 1.500 rpm sem uso de embreagem.
Não deve ser utilizado com óleo e filtro velhos.
Eu recomendo. Gostei dos resultados que se percebe de cara.
Abraço a todos.

Boa, Diretoria!
É bom ter o relato de quem utilizou e percebeu as mudanças. Eu apliquei militec junto ao óleo do motor do meu Civic aos 40 K km e pretendo aplicar novamente na revisão dos 60K km. Se houvesse alguma oficina de boa qualidade que tivesse o mecanismo para aplicar para melhorar o sistema de ar condicionado, também aplicaria.

Já estou usando o militec, parece que deixa o motor mais silencioso, notei uma pequena melhorara no consumo, não gastei um tanque ainda pra verificar, gostei do resultado, ví que recomendam colocar também no cambio at, alguém já arriscou?
Jetta 2.0 TSI Highline 2016
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor LVKILL » 08 Mar 2015, 10:21

rmar escreveu:
Skyzytuz escreveu:Levei meu Accord e meu Civic para a revisão e batendo papo com meu mecânico (que é preparador de motores Honda, BMW e Subaru para track-day e provas de arrancada em Interlagos), ele recomendou o uso dos óleos semi-sintéticos Motul 6100 Synergie e Motul 4100 TurboLight (ambos 10W40) para todo e qualquer Honda, com troca para 10 mil kms uso se o uso for predominante em estradas ou 5 mil kms para uso predominante em cidades. Ele está usando este óleo em TODOS os carros que usa em competições bem como nos seus próprios carros e nos carros que ele efetua manutenção na oficina.

Motivos: Após muitos anos preparando e monitorando motores em competições com diferentes óleos (como Mobil 1, Havoline, Castrol Edge, óleo Honda e etc), ele constatou que a saúde (desgaste dos componentes internos) e limpeza (ausência de borra) dos motores foi menor usando este óleo bem como a pressão do óleo e temperatura do motor eram mais estáveis. Como em competição o carro é muito exigido e anda muitos kms em pouco tempo, é muito mais frequente ter a oportunidade de observar este desgaste e depósitos de impurezas pois o motor é aberto com muita frequência (depois de cada prova, na verdade).

Deixando bem claro que ele não recebe qq patrocínio para usar um ou outro óleo, ele paga cada litro de óleo que usa, apenas foi uma constatação após mais de 10 anos testando diferentes óleos.

Portanto, fica a dica de mais uma opção de óleo, inclusive o preço é até menor que a maioria dos óleos sintéticos.

http://www.alfaclassicos.com/oleos/fich ... W40_PT.pdf

Imagem

[img]http://www.autolubricants.ro/thumb.php?
w=600&h=400&action=limit&src=userfiles/produse/89/motul4100turbolight4l.jpg[/img]

Quanto a qualidade dos óleos Motul, não há o que se discutir, todos eles são top e participam da maioria das provas de endurançe europeias e americanas. Um colega meu que já possuiu vários VW(Voyage, Golf e Polo) disse que, depois que descobriu o Motul, só coloca esse 10W-40 deles e nunca teve problemas de lubrificação. Realmente para um uso diário e trocas com 5.000Km, é óleo com sobras.

Ja fazem uns dois anos que so uso esse óleo...e te digo uma coisa gosto muito do resultado.... não pretendo mudar de marca tão cedo.
LVKILL
Newbie
Newbie

Mensagempor Skyzytuz » 08 Mar 2015, 21:05

Esequiel Souza escreveu:É PESSOAL PELO QUE EU PESQUISEI E NA MINHA OPINIÃO NÃO SERIA O CERTO USAR UM ÓLEO EXTREMAMENTE FINO E QUE FOI FEITO PARA SER USADO EM REGIÕES EXTREMAMENTE FRIAS, NOSSO PAÍS É QUENTE E A TENDENCIA É AQUCER AINDA MAIS ,FAZENDO COM QUE UM ÓLEO DESSA ESPECIFICAÇÃO SEJA CONSUMIDO BEM ANTES DO PREVISTO PELO FABRICANTE PARA PROXIMA TROCA DE ÓLEO.

Isto não tem nada a ver. Já foi falado e discutido inúmeras vezes neste fórum: A temperatura ambiente não tem NADA a ver a temperatura interna do motor após aquecido ou com consumo de óleo ou capacidade de lubrificação do motor.

Após o motor estar aquecido, ele sempre focará na temperatura de trabalho (uns 95 graus, mais ou menos), não importa se vc está no Alaska ou no Saara, o sistema de refrigeração foi feito para garantir isso, independente da temperatura externa. Tanto é que nos EUA, eles usam óleo 0W20 no Texas, Arizona, Califórnia, Flórida, Novo México e etc, lugares onde a temperatura passa de uns 40 ou 45 graus facinho no verão, por vários meses.

E como eu também (e várias outras pessoas) já relatamos: Quando trocamos de mineral 10W30 para o sintético 0W20 (muito mais fino, portanto), o consumo de óleo ABAIXOU, e não aumentou.Meu Accord consome muito MENOS quando passei a usar 0W20, na verdade agora o óleo não baixa quase nada.

Essa coisa de "óleo fino demais" tinha validade a uns 30 ou 40 anos atrás quando ainda existiam óleos monoviscosos. Os atuais são multiviscosos e essa lógica não se aplica.
Skyzytuz
Hero Member
Hero Member

Mensagempor Slashz » 09 Mar 2015, 08:40

O maior problema de usar um óleo mais fino, como já falei anteriormente, é que ele é mais sensível, e é por isso que a Honda adotou o óleo 100% sintético.

Quem usa óleo mineral corre um risco muito maior do óleo se degradar prematuramente, principalmente em situações onde é exigido desempenho ou o sistema de arrefecimento não está ok. Nessas situações há um pico de temperatura onde o óleo mineral perde suas propriedades, diferente do sintético.

Para isso existe uma especificação que pouquíssimas pessoas conhecem, quem dirá olham na hora de comprar, que é a HTHS. É basicamente um teste de viscosidade realizado a 150°, onde os sintéticos batem os minerais com folga.

Pra quem não sabe, a medida final da SAE (30, 40, 50..) indica a viscosidade a 100°, porém se você exige do motor, o óleo chega facilmente nos 120°.

Agora some a baixa eficiência de um óleo mineral com baixa viscosidade, e então a caca está feita, pois óleo fino troca de temperatura muito rápido e isso acaba com o óleo.
Slashz
Hero Member
Hero Member

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica