Dúvida câmbio automatico

Dúvidas sobre a mecânica e elétrica do Civic - Sétima Geração

Dúvida câmbio automatico

Mensagempor leandrofini » 13 Mar 2017, 08:10

Galera, bom dia

Adquiri recentemente um CIVIC 2003 LX Automático, este é meu primeiro carro automático, portanto fiquei com algumas dúvidas

1 ) É normal na troca da marcha ter a sensação de sentir o carro ser "empurrado" levemente para trás? sem tranco, barulho, nada...simplesmente a sensação do carro ser empurrado pra trás na troca

2) Vi relatos de que o filtro do câmbio é um problema, e gostaria de saber se o modelo 2003 (frente antiga, traseira mais nova) é o filtro duplo ou único?

3 ) Qual a probabilidade de eu trocar o óleo do câmbio e dar problema dps? está com 140 mil, o antigo dono diz ter trocado com 110 mil, mas ele mentiu sobre outras coisas, não vejo pq acreditar nele agora... tenho receio de trocar e o filtro entupir dps da troca

Agradeço desde já os retornos... eu dei uma pesquisada sobre os assuntos acima mas sem muito sucesso...

Abraços e boa semana a todos
leandrofini
Newbie
Newbie

Re: Dúvida câmbio automatico

Mensagempor lima197805 » 13 Mar 2017, 10:26

Bom dia meu amigo eu tenho Honda Civic 2002 com 136000 km fiz a troca recentemente Já rodei 500 km e até agora tá tudo OK eu acho que você pode arriscar
lima197805
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor Berts » 13 Mar 2017, 12:04

veja como está o óleo do cambio, se não está muito sujo é bom trocar, é sinal que não faz muito tempo que foi trocado, se está muito sujo é melhor não arriscar, lembrando que se não trocar também vai ferrar o cambio em pouco tempo também (dependendo de quanto vc roda),
Jetta 2.0 TSI Highline 2016
Berts
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor JulinhoRP » 13 Mar 2017, 14:18

até 2003 é o filtro único, de 2004 a 2006 saiu com filtro duplo
JulinhoRP
Full Member
Full Member

Mensagempor leandrofini » 16 Mar 2017, 11:52

Obrigado amigos!
Vou verificar o oleo
leandrofini
Newbie
Newbie

Mensagempor camilo matos » 16 Mar 2017, 12:45

ok, vamos por partes:
Essa sensação do carro sendo empurrado para trás acredito que seja pelo "delay" que existe nesses câmbios um pouco mais antigos, mas pode ser também indicio de problemas. o ideal é andar com o mecânico.
Aqui onde eu trabalho costumo fazer o seguinte: eu retiro uma amostra do fluído da transmissão e de acordo com a coloração e odor dá para identificar se a caixa está ou não em boas condições.
o fluído dessa caixa deve ser trocado a cada 40 mil km no máximo ou dará problemas na certa.
o filtro da caixa é exatamente igual aos mais antigos pois a Honda só modificou em 2005. se tiver mais dúvidas:
[email protected]
camilo matos
Sr. Member
Sr. Member

Mensagempor richardfrezza » 24 Mar 2017, 23:03

Fala rapaziada !!

Um grande prazer poder fazer parte desse fórum !!!

Adquiri recentemente um Civic 2013 lxl. 50 mil km. E venho questionar sobre o cambio automático desses modelos g9. Quando engato o D ou R com o carro parado dá para sentir um tranquinho, uma mexidinha no carro, praticamente imperceptível, mas para um motorista chato, é possível perceber. Nas primeiras marchas, também sinto a troca, suaves, porém percebo. Falo isso pois meu pai tem um corolla 2013 e cambio do corolla é muito mais suave.

É normal esse pequeno tranco ? E realmente o civic possui um cambio menos suave nas trocas em relação ao corolla 4 marchas ? O que acham....
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor richardfrezza » 01 Abr 2017, 22:11

richardfrezza escreveu:Fala rapaziada !!

Um grande prazer poder fazer parte desse fórum !!!

Adquiri recentemente um Civic 2013 lxl. 50 mil km. E venho questionar sobre o cambio automático desses modelos g9. Quando engato o D ou R com o carro parado dá para sentir um tranquinho, uma mexidinha no carro, praticamente imperceptível, mas para um motorista chato, é possível perceber. Nas primeiras marchas, também sinto a troca, suaves, porém percebo. Falo isso pois meu pai tem um corolla 2013 e cambio do corolla é muito mais suave.

É normal esse pequeno tranco ? E realmente o civic possui um cambio menos suave nas trocas em relação ao corolla 4 marchas ? O que acham....

Boa noite. E aí, alguém pode dar uma luz? Pois o carro ainda está na garantia da loja. E há tempo de cobrar da revendedora.
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor JMSC » 01 Abr 2017, 22:36

É difícil dar uma opinião, mais vamos lá!!! Um pequeno tranco, é totalmente normal, é por isso mesmo que debe pisar no freio pra engatar a primeira marcha.
Esse "tranquinho" vai depender da aceleração na marcha lenta, exemplo: com 700 Rpm. será menor que se estiver com 900 Rpm.
Acho que não há motivo pra se preocupar com isso.
Boa sorte
JMSC
Global Moderator
Global Moderator

Mensagempor richardfrezza » 02 Abr 2017, 10:17

Obrigado. Também acredito ser normal. Mas sinto um pouco tmb na troca da primeira para a segunda. Coisa bem leve. Talvez eu esteja um pouco cismado. Estou comparando com um cambio do corolla, que são cambios diferentes. Muito o obrigado.
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor richardfrezza » 04 Abr 2017, 18:49

E sobre sentir a troca da 1ª para 2ª marcha, acontece com alguém de vcs? O pequeno tranco (tipo uma segurada no carro) ocorre com mais ou menos intensidade dependendo da aceleração do veículo.

O de vcs é praticamente imperceptível as trocas das marchas. Ou também conseguem perceber uma segurada no carro ?
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor richardfrezza » 04 Abr 2017, 21:34

richardfrezza escreveu:E sobre sentir a troca da 1ª para 2ª marcha, acontece com alguém de vcs? O pequeno tranco (tipo uma segurada no carro) ocorre com mais ou menos intensidade dependendo da aceleração do veículo.

O de vcs é praticamente imperceptível as trocas das marchas. Ou também conseguem perceber uma segurada no carro ?

Uma luzzz..... :'( :'( :'(
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor richardfrezza » 05 Abr 2017, 07:23

Alguém?
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor richardfrezza » 05 Abr 2017, 12:30

Alguém?
richardfrezza
Jr. Member
Jr. Member

Mensagempor Alefra » 05 Abr 2017, 13:04

Amigo, dar uma opinião ou diagnóstico por relato é muito complicado e até um mecânico experiente não daria opinião sem testar o carro, mas o que eu faria no seu lugar se tivesse comprado um carro automático com 50.000km. Primeiro iria a uma oficina especializada em câmbios automáticos para fazer uma análise da necessidade ou não de troca do óleo ou se há realmente algum outro tipo de anomalia. Também as vezes se o óleo estiver um pouco abaixo do nível pode ocorrer pequenos trancos.
Honda HR-V EXL 2016/2016 - Marrom Metálica
Honda Fit EX 2016/2016 - Branco
Alefra
Jr. Member
Jr. Member

Próximo

Voltar para Mecânica e Elétrica